Dados são de período de janeiro a maio; entre casos estão atropelamentos de três pessoas na calçada por rapaz que voltava de rodeio e de casal de idosos por jovem sem habilitação.

A região de Piracicaba (SP) registrou 20 mortes por atropelamento entre janeiro e maio deste ano, maior número para o período desde 2015. Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP).

A última vez que houve registro mais casos, há oito anos, ocorreram 22 óbitos por atropelamento.

Pelas estatísticas, é possível verificar que desde 2021 tem sido registrado um aumento gradual neste tipo de acidente fatal nos cinco primeiros meses do ano.

Mortes por atropelamento na região de janeiro a maio entre 2015 e 2023

Segundo o banco de dados, a cidade que teve a maior quantidade de registros foi Limeira (SP), com nove óbitos no período. Entre elas, estão as provocadas pelo atropelamento de três homens na calçada, no Jardim Caieira, no dia 26 de março. Eles morreram no local.

Saiba quem são as vítimas de atropelamento que matou três pessoas na calçada em Limeira
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) denunciou à Justiça o rapaz de 23 anos que dirigia o carro. Segundo a Promotoria, Evandro Vieira de Almeida, que chegou a ser preso, mas conquistou liberdade provisória em maio, estava há duas noites sem dormir, foi a uma festa de rodeio e consumiu bebida alcoólica antes de dirigir.

A defesa de Almeida aponta que ele não teve a intenção de causar o acidente e que se tratou de uma fatalidade. O acidente foi flagrado por uma câmera de segurança . 

As estatísticas também mostram que seis das vítimas eram idosos. Entre eles, está um casal de 72 anos e uma mulher de 78 que morreram após serem atropelados no dia 18 de abril, na Avenida Santa Bárbara, em Santa Bárbara d’Oeste (SP).

O jovem de 18 anos que dirigia o veículo que os atingiu não era habilitado, segundo a Polícia Militar.

O adolescente foi identificado como Osmar Pereira de Oliveira Neto e responde pelo caso em liberdade. Segundo sua defesa, era uma noite chuvosa, ele estava na preferencial e não conseguiu frear, mas acionou a polícia e aguardou a chegada das equipes de socorro.

Já em relação ao número total de mortes no trânsito da região de janeiro a maio, houve alta neste ano na comparação com 2022, de 69 para 73, o que representa um aumento de 5,8%.

Do total, 24 dos óbitos foram registrados no território de Piracicaba, enquanto 20 ocorreram em Limeira.

Os dados também mostram que 24 das vítimas ocupavam motos. Dezoito pessoas eram jovens de até 30 anos.

Caso recente
No último sábado (17), um homem morreu após ser atropelado por um caminhão da empresa responsável pela coleta de lixo em Piracicaba. A vítima tentava atravessar a Avenida Rui Barbosa, na região da Vila Rezende, segundo relatos de testemunhas às equipes da Polícia Militar (PM), que estiveram no local para apurar as circunstâncias do acidente.

Trechos de vias do entorno foram bloqueadas para preservação da área. O acidente ocorreu por volta das 10h15, no cruzamento das Avenida Rui Barbosa e Travessa Morato, segundo informações da Prefeitura de Piracicaba.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) de Piracicaba interditou trechos entre a Ponte Caio Tabajara e a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira; nos cruzamentos das Avenida Manoel Conceição e Avenida Dona Lídia, da Avenida Rui Barbosa e Travessa Doutor Eulálio, na região da Vila Rezende.

Empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, a Piracicaba Ambiental S.A. informou em nota que vai colaborar com as investigações do caso.

“A concessionária de serviços públicos Piracicaba Ambiental S.A, lamenta o acidente ocorrido nesta manhã durante suas atividades, o qual infelizmente resultou em uma fatalidade. As circunstâncias deste acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes e contará com o apoio irrestrito da Piracicaba Ambiental. A concessionária se solidariza com todos impactados neste acidente, em especial com os familiares e amigos da vítima, aos quais está ofertando auxílio”, comunicou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *