Decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (28). Governo de São Paulo não explica motivo, mas diz que busca melhorar a estruturação de políticas públicas para o setor.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), exonerou o secretário-executivo da Agricultura e Abastecimento do estado, Marcos Renato Böttcher. A medida foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (28).

Questionada, a gestão estadual não explicou o motivo da saída de Böttcher, apenas agradeceu por suas contribuições e disse que “toda mudança realizada busca a melhoria na estruturação de políticas públicas para o setor e também uma melhor prestação de serviços para a população”.

Advogado e especialista em Direito Público, Böttcher é servidor efetivo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), onde atua como agente de fiscalização, desde 1995.

De acordo com o jornal Estadão, a exoneração de Marcos Böttcher estaria relacionada a sua atuação no órgão. Em março deste ano, o então secretário-executivo teria apresentado ao TCE um relatório contendo denúncias de irregularidades na construção de estradas no programa Melhor Caminho, em áreas rurais no interior paulista, durante a gestão estadual anterior, de João Doria e Rodrigo Garcia.

Ainda segundo o veículo, as informações entregues por Böttcher seriam referentes ao período em que o administrador Francisco Matturro e o deputado estadual Itamar Borges estiveram à frente da pasta de Agricultura e Abastecimento, desagradando aliados do parlamentar, que teriam pressionado pela substituição do então número dois da secretaria.