O rosto é a região mais visada do corpo humano. Essa área é central não apenas para a comunicação não verbal, mas também para a percepção de beleza e identidade pessoal. Para quem é fumante, o hábito de tragar constantemente afeta a região do rosto, sobretudo próxima à boca, gerando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Segundo a Dra. Tatiana Fioroti, especialista em harmonização orofacial, a região da boca, naturalmente, já dispõe de flacidez alinhada à perda da estrutura pelo tempo. “Existem vários tratamentos que podem ser realizados para melhorar o processo de envelhecimento precoce causado pelo vício do fumo, porém, dependem da avaliação levando em conta o estilo de vida e  individualidade de cada paciente”, diz a especialista.

É importante frisar que o corpo de uma pessoa que fumou durante um tempo significativo, como por exemplo de 10 anos, necessita de um período para desintoxicação e redução de riscos, de pelo menos o dobro do seu tempo, podendo chegar até 20 anos para eliminar e equiparar o risco de tumores comparado a quem nunca fumou.

“A pele do fumante ativo tem o processo de envelhecimento acelerado devido aos malefícios da nicotina, o aumento dos radicais livres, que são moléculas instáveis advindas do resultado da queima de oxigênio pelas células, o que pode gerar um aspecto de pele plastificada. Por isso, é importante ter consciência que o resultado de um tratamento estético pode não ser o esperado, diz a Dra. Tatiana. “Para o fumante ativo o resultado é praticamente nulo”, completa.

De acordo com pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), as mulheres têm o dobro da dificuldade de deixar o vício, principalmente no primeiro dia de abstinência. A operadora de produção Karina Silva, 37, foi fumante durante 15 anos, ela conta que fumava dois maços por dia e o que a levou a deixar o vício, foi a questão da saúde. “No início foi muito difícil, eu conciliava o momento do café com o cigarro. O que me levou mesmo a parar de fumar foi a falta de ar que eu sentia, a questão da estética e o lado espiritual”, relata. 

O envelhecimento precoce é uma das principais marcas que o uso do cigarro deixa na pele. Pois, o movimento que o fumante faz para segurar o cigarro favorece a formação de linhas chamadas de código de barras, rugas, fissuras labiais, desvitalização da pele. O cigarro ainda reduz a produção de colágeno, proteína que contribui para a hidratação e elasticidade da pele.

Karina sentiu verdadeiramente na pele essa mudança, pois, com o passar do tempo percebeu que seus lábios apresentavam pequenas rachaduras. “Primeiro apareceu o melasma no rosto, acredito que tenha sido por  consequência da fumaça. Em volta dos lábios, percebi rachaduras no lábio superior. Quinze anos é um tempo bem significativo, surgiram pequenas rugas no rosto também, aparentando sinais de envelhecimento”, diz ela.

A boa notícia para a operadora de produção e para outras mulheres que são ex-fumantes, é que existem procedimentos estéticos que tratam e suavizam os sinais do envelhecimento e regeneração dos tecidos para cada situação, dependendo do tempo em que já se encontram em abstinência do uso de cigarro. 

Tratamentos indicados

Preenchimento Labial com Ácido Hialurônico
Este procedimento minimamente invasivo é uma das opções mais populares para restaurar o volume e o contorno da região dos lábios e ao seu redor, prejudicados pelo ato de fumar. O ácido hialurônico não apenas melhora a aparência estética, mas também atrai água para a pele, promovendo hidratação e firmeza.

Skinbooster
Utilizado para hidratar e suavizar rugas ao redor dos lábios, o skinbooster  melhora a textura da pele e estimula o colágeno e elastina perdidos no envelhecimento precoce que caracterizam o aspecto de pele “plastificada” provocada pelo uso de cigarros.

Fios de PDO (Polidioxanona)
Os fios são inseridos na pele para estimular a produção de colágeno, ajudando a combater a flacidez perioral sem adicionar volume. Vale lembrar que os fios de PDO são completamente absorvíveis pelo corpo e, o tratamento é seguro e eficaz.

Microagulhamento
Um tratamento que combina a entrega de ativos que promovem a melhora do tecido e o estímulo de colágeno superficial para revitalizar os lábios, proporcionando hidratação e melhorando a aparência geral. Provocamos uma espécie de micro-machucadinho e pelos canais criados eu introduzo ativos e vitaminas que vão ajudar na nutrição e recompor o tecido labial, explica a especialista.

Entenda os efeitos do tabagismo na região da boca

A flacidez e envelhecimento precoce 

Esses efeitos são acentuados mais rapidamente pelo uso do cigarro. A prática constante reduz a produção de colágeno e elastina, essenciais para a firmeza da pele. Com o tempo, isso resulta em lábios mais finos e flácidos, além de rugas conhecidas como “código de barras” que se formam acima dos lábios.

Mudanças na Coloração
A exposição constante às substâncias tóxicas do cigarro podem escurecer os lábios, tornando-os opacos e sem vida. Além disso, a tonificação excessiva dos músculos labiais durante o ato de fumar contribui para alterações na aparência.

Risco de Doenças Bucais
Fumantes têm maior propensão a desenvolver doenças periodontais e câncer bucal, o que pode afetar ainda mais a saúde labial.
 

Dados sobre o consumo de tabaco

Em janeiro deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou um relatório sobre as últimas estimativas do consumo de tabaco entre homens e mulheres. Segundo a organização, os números são favoráveis para a diminuição do consumo. O relatório apontou que, em 2000, 16,3% das mulheres e 49,1% dos homens com 15 anos ou mais eram fumantes.

Para 2025, a tendência é de queda: 6,7% (mulheres) e 32,9% (homens). Os números são ainda menores para 2030: 5,7% para o público feminino, e 30,6% para o masculino.

Antes de fazer uma consulta, verifique nos órgãos reguladores de cada categoria se o profissional escolhido está apto a exercer a profissão.

Para você quem quer parar de fumar, o SUS pode ajudar.

Ligue para o número 136 e confira as Unidades Básicas de Saúde e Hospitais do seu município que oferecem esse tratamento. Você também pode se informar pelo aplicativo Conecte SUS – baixe gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular. (Ministério da Saúde)

 

Serviço: www.botolifting.com.br
 

Rejane Guimarães
19983018313
[email protected]