Acidente dentro do túnel do Vale do Anhangabaú interditou o sentido Zona Norte da Avenida 23 de Maio para o socorro das vítimas. Suspensão do rodízio de veículos vale apenas no período da manhã, entre 7h e 10h, para todas as regiões da cidade.
A cidade de São Paulo vive uma manhã de caos no trânsito desta terça-feira (26), em virtude de acidentes e obras de recapeamento não concluídas no horário programado.
Por volta das 08h, um acidente envolvendo dois carros e uma moto interditou totalmente o sentido bairro da Avenida 23 de Maio, na altura do túnel do Vale do Anhangabaú.
Para socorrer as vítimas, o helicóptero Águia, da Polícia Militar, pousou na Avenida 23 de Maio, o que interdita nesse momento a principal ligação entre a Zona Sul de São Paulo e a Zona Norte.
Uma fila imensa de veículos se formou nos dois sentidos da avenida, em virtude do acidente.
Passageiros de ônibus que estava parados dentro do túnel deixaram o veículo e saíram andando, por conta da interdição.
Rodízio suspenso
Mais cedo, a Prefeitura de São Paulo suspendeu, durante toda a manhã, o rodízio municipal de veículos. A medida ocorre por conta do atraso da liberação da pista expressa da Marginal Tietê, no sentido da Castelo Branco, que realiza o recapeamento.
A liberação do rodízio vale para todas as regiões da cidade, mas somente no período da manhã: das 7h às 10h. À tarde, a restrição volta a vigorar das 17h às 20h.
Regras do rodízio, de acordo com o final da placa do carro:
Segunda-feira: não circulam veículos com placas de final 1 e 2;
Terça-feira: não circulam veículos com placas de final 3 e 4;
Quarta-feira: não circulam veículos com placas de final 5 e 6;
Quinta-feira: não circulam veículos com placas de final 7 e 8;
Sexta-feira: não circulam veículos com placas de final 9 e 0.
Esse já é o sétimo atraso nas obras de recapeamento da Marginal do Tietê registrados pelo Bom Dia SP, da TV Globo, nos últimos dois meses.
Em 22 de agosto, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) – responsável pelas obras de recapeamento na cidade – disse que havia notificado a empresa responsável pelas obras na Marginal a cumprir os horários programados para os reparos.
Nas outras oportunidades, a prefeitura pediu desculpas aos usuários da via pelos transtornos causados e cancelou as multas registradas na via nos períodos de atraso.
Acidentes nas estradas
A manhã desta terça-feira também registrou acidentes nas estradas que chegam ou saem da capital paulista. Um dos acidentes aconteceu na rodovia Fernão Dias, na altura do km 74, no sentido Belo Horizonte.
Uma carreta tombou e interditou ao menos duas faixas da via, gerando mais filas para o tráfe
Na rodovia Anhanguera, uma carreta com madeiras se chocou na barreira central e bloqueou as pistas em ambos os sentidos, perto de Cajamar, no Km 31.
Pelo menos quatro quilômetros de congestionamento foram registrados no sentido São Paulo.