Pelo menos sete pessoas foram filmadas cometendo o crime. Caso ocorreu, em Guarujá, no litoral de São Paulo.
Um trem que transportava soja foi saqueado, na tarde desta segunda-feira (3), em Guarujá, no litoral de São Paulo. Cerca de sete pessoas foram filmadas abrindo os vagões e retirando a mercadoria. Ninguém foi preso.
Nas imagens, obtidas pelo g1 nesta terça-feira (4), é possível ver as pessoas em cima do contêiner furtando a soja. Elas retiram os sacos com o produto e arremessam para a lateral da linha férrea. O trem passa próximo à Avenida Santos Dummont, em Vicente de Carvalho.
A Rumo, concessionária responsável pelo transporte das cargas, informou que comunicou as autoridades policiais sobre o furto de soja em vagões de uma composição. O caso será apurado bem como eventual relação com outros fatos ocorridos dessa mesma natureza na Baixada Santista.
Furtos na linha férrea
Os furtos nas ferrovias se tornaram frequentes na região durante as últimos meses. A Polícia Civil prendeu, no dia 3 de março, três suspeitos de cometer o crime, sendo dois deles em São Vicente e outro em Cubatão (SP).
No dia 2 de fevereiro, um homem foi flagrado em cima de um trem em movimento, furtando a carga dos vagões em uma região localizada entre Santos e Guarujá. Nesta data, a Rumo, concessionária que administra a linha férrea, alegou que o furto estava sendo apurado pela empresa e que foi comunicado para as autoridades policiais para ser investigado.
Em janeiro, os criminosos saquearam a soja que era transportada por trem ao Porto de Santos. Durante o furto, os bandidos abriram os vagões e derramaram grande quantidade do produto nos trilhos da linha férrea, na altura do Sítio Acaraú, em São Vicente, no litoral de São Paulo.
Recuperação de cargas
A Polícia Civil recuperou no dia 6 de março, oito toneladas de soja e seis mil litros de óleo diesel, mercadorias que haviam sido roubadas em linhas férreas no litoral de São Paulo. As cargas foram encontradas em dois locais no bairro Vale Novo, em Cubatão, SP.
Trata-se de uma etapa da operação para o combate ao furto de materiais na linha férrea da região. A Na época, a polícia sobrevoou o município com um helicóptero e identificou os materiais roubados, que seriam comercializados na sequência. Além disso, apreendeu um menor em Cubatão (SP), que estaria ligado aos crimes, mas que acabou liberado.