Acidente foi na manhã desta sexta-feira (30), na altura do km 109, e envolveu dois veículos de passeio. Motorista de um dos carros precisou ser resgatado pelo helicóptero Águia da PM.
O motorista do ônibus que tombou na Rodovia Anhanguera na manhã desta sexta-feira (30), em Sumaré (SP), conta que perdeu a direção depois de bater na traseira de um carro que freou buscamente. O coletivo levava 54 pessoas e seguia de Brasília para Santos (SP).
“Um carro pequeno bateu na minha frente, eu bati na traseira e não teve como parar. Tudo numa fração de segundos. Ele bateu e a direção se perdeu. Não encontrou a direção e foi até deitar”, contou Carlos Henrique Alves em entrevista à EPTV, afiliada da Rede Globo.
Apesar do susto, o motorista afirma que apenas uma passageira teria se ferido ao quebrar o dedo durante o acidente. “Eles [passageiros] não viram que bateu. Achou que tinha deitado sem bater. Uma batida pequena, curta, normal”.
“Tombou parado, praticamente. Algumas pessoas que estavam sem cinto é que deu uma pancadinha, mas todo mundo bem, graças a Deus”.
Alves, que atua há 37 anos na profissão, dirigia o trecho entre Uberaba (MG) e a capital paulista. Na ocorrência desta manhã, acredita que os veículos estavam a uma velocidade de aproximadamente 80 quilômetros por hora.
Por volta das 10h, equipes tentavam retirar o ônibus do local.
Acidente
Segundo informações da Polícia Rodoviária, o ônibus transitava pela faixa de rolamento da pista expressa, sentido Sul, quando um carro que estava na frente freou bruscamente, não havendo tempo hábil de evitar a batida. Após a colisão, o coletivo invadiu o canteiro central e tombou. Quatro passageiros ficaram levemente feridos e precisaram de atendimento.
O carro atingido também invadiu o canteiro central e o condutor perdeu o controle da direção. Na sequência, entrou na pista Norte expressa, no contrafluxo, e bateu de frente contra um segundo automóvel. Ele também perdeu o controle, entrou na pista Sul e bateu na defesa metálica da pista.
Ainda de acordo com a polícia, o motorista do segundo carro ficou ferido e precisou ser socorrido pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. Equipes de resgate da concessionária CCR Autoban, Samu e Corpo de Bombeiros também deram apoio.
Impactos no trânsito
Os motoristas que passarem pelo local podem encontrar trânsito intenso nos dois sentidos. Por volta das 9h30, o congestionamento chegava a cinco quilômetros na pista Norte e quatro na Sul.
O ponto do acidente foi bloqueado e o tráfego precisou ser desviado da via expressa para a marginal, que está fluindo, segundo a Autoban.