O tradicional festejo acontece no Centro Histórico de Santos, nos dias 10 e 11 de junho, das 10h às 18h, no Centro Histórico de Santos, com entrada gratuita.

A 14ª edição da Festa de Portugal acontece nos dias 10 e 11 de junho, das 10h às 18h, no Centro Histórico de Santos, no litoral de São Paulo. O evento tem entrada gratuita e deve, segundo a organização do evento, atrair mais de 20 mil pessoas.

De acordo com os organizadores, a festa visa o resgate da cultura portuguesa e a valorização da forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Trata-se do maior evento da comunidade portuguesa na região, que junto com o Vale do Ribeira, soma 50 mil cidadãos portugueses.

Como parte da programação, o público poderá conferir apresentações de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital, no palco montado no Largo Marquês de Monte Alegre, em frente ao Santuário do Valongo.

Na Praça de Alimentação, diversos pratos típicos, cervejas e vinhos portugueses. A festa terá ainda feira de artesanato com produtos portugueses e espaço kids, que serão montadas no Arcos do Valongo, num espaço coberto, com mesas e cadeiras.

Parte da renda das vendas será revertida para a Escola Portuguesa, que atende, exclusivamente, crianças carentes, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat.

O evento é organizado pela Escola Portuguesa e tem a co-realização da Prefeitura Municipal de Santos.

Atrações musicais
Durante os dois dias de evento, os amantes da cultura portuguesa poderão assistir aos shows de fadistas e grupos musicais, como o Orfeão do Centro Cultural Português, Andreza Mariano e Banda, Ana Carla Lemos, Fado por Acaso, Canto Portugal e Alma Lusíada. Também vão se apresentar ranchos folclóricos da Baixada Santista e da Capital com modas bailadas e cantadas de várias regiões de Portugal.

No sábado (10), a concentração da festividade será às 9h na Praça Mauá. Do local, partirá uma ativação folclórica, semelhante às marchas de Lisboa, tradicionais na época das festas juninas em Portugal, convidando o público para participar da festa. O cortejo festivo seguirá ao som de canções portuguesas e os folcloristas irão seguindo o bonde, que levará, até o Valongo.

Programação cultural
Sábado (10)

9h- Concentração para Ativação Folclórica na Praça Mauá (Cortejo e Bonde)
10h- Solenidade de Abertura
10h30- Orfeão do Centro Cultural Português
11h30- Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa
13h – Andreza Mariano e Banda
14h- Rancho Casa do Minho
15h- Vira Livre – Músicas Tradicionais Portuguesas para Dançar
16h- Rancho Folclórico Brunhosinho
17h- Banda Canto Portugal
Domingo (11)

11h- Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande
13h- Fado por Acaso
14h – Rancho Folclórico Verde Gaio
15h – Ana Carla Lemos
16h- Rancho Folclórico Típico Madeirense
17h – Alma Lusíada
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *