Vereador do PL deixa a Câmara Municipal de Campinas e dá lugar a suplente; veja quem é. Von Zuben emitiu nota sobre saída do governo Dário Saadi.

A Secretaria de Gestão e Controle de Campinas (SP) mudou de mãos nesta sexta-feira (2) com a saída do ex-vereador e ex-candidato a prefeito André von Zuben (Cidadania). O vereador Professor Alberto (PL) assume a pasta.

Von Zuben pediu demissão da prefeitura, segundo o governo Dário Saadi (Republicanos). “O prefeito agradece a dedicação e empenho de von Zuben na implementação de projetos neste período em que comandou a Pasta”, informou a administração municipal, em nota.

O agora ex-secretário confirmou que colocou o cargo à disposição, mas não explicou o motivo. “Ressalto que continuarei apoiando o prefeito, que está fazendo um bom trabalho por Campinas”, disse von Zuben.

André von Zuben foi candidato a prefeito nas eleições de 2020, quando obteve 1,41% dos votos. Antes, foi eleito vereador por duas legislaturas: de 2013 a 2016 e 2017 a 2020.

O político já havia sido secretário de governo no governo de Jonas Donizette (PSB), que atualmente é deputado federal. Na gestão Jonas, von Zuben foi titular da pasta de Habitação e, depois, de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

Logo após a vitória de Dário em 2020, von Zuben foi anunciado como secretário.

E o novo secretário?
Vereador pelo PL, Professor Alberto assume a secretaria em meio à aproximação entre o partido dele e o governo Dário. Político tradicional de Campinas, Alberto foi eleito vereador pela primeira vez em 2008. Ele é advogado e professor da Secretaria Estadual de Educação, segundo a prefeitura.

“Sigo para nova tarefa agradecendo a confiança do prefeito Dário Saadi e os votos de cada um dos eleitores que me tornaram vereador, lembrando a todos que minha missão permanece a mesma: servir à população de Campinas”, resumiu o novo secretário.

Com a saída dele da Câmara Municipal, a cadeira passa a ser preenchida pelo primeiro suplente do PL, Edevaldo de Melo, conhecido Edvaldo Cabelo. Ele obteve 2.412 votos nas eleições de 2020.

Cabelo é o primeiro suplente a assumir uma cadeira na atual legislatura. A data da posse “deverá ser divulgada em breve, assim que terminados os trâmites burocráticos/documentais”, informou a Câmara.

Natural de Urânia (SP), Edvaldo é cabeleireiro e mora em Campinas há cerca de 50 anos. “Atuante na região do Jardim Flamboyant, ingressou na vida pública em 2012, quando se candidatou pela primeira vez a uma cadeira do Legislativo campineiro. Na ocasião obteve 1.891 votos. Em 2016, quando se tornou suplente e assumiu a vereança pela primeira vez, obteve 2.714 votos”, informou a Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *