Projeto criado pelos alunos tem como objetivos incentivar a doação de sangue e aumentar o estoque do Banco de Sangue de Jundiaí (SP).

Alunos da Fatec fazem nesta quarta-feira (31) um mutirão de doação para melhorar o estoque do Banco de Sangue de Jundiaí (SP).

O projeto “Sangue Fatecano”, criado pelos alunos, tem como objetivos incentivar a doação de sangue e conscientizar as pessoas sobre a importância desse ato solidário.

O Colsan de Jundiaí está enfrentando um baixo estoque de doação, principalmente devido ao frio, que reduz a frequência dos doadores. No entanto, o Banco de Sangue tem realizado campanhas em parceria com entidades e empresas para incentivar e aumentar as doações.

Nessa iniciativa, 20 alunos da Fatec Jundiaí se reuniram para doar sangue e ajudar na causa. Outras entidades e empresas também podem participar e criar campanhas de doação.

Como doar
O processo de doação é simples e exige apenas alguns requisitos básicos:

Portar um documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade;
Ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos incompletos);
Pesar acima de 50 quilos;
Estar em boas condições de saúde e ter se alimentado, evitando refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação.
O intervalo entre as doações varia de acordo com o gênero: homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses, enquanto mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses.

O processo, desde a recepção até a sala de lanche, leva de 40 a 50 minutos.

O Colsan está localizado na Rua XV de Novembro, 1.848, na Vila Municipal. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 4521-4025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *