Multa foi aplicada pela Polícia Ambiental, nesta quarta-feira (24), durante a Operação Huracan, que enfatiza a prevenção contra incêndios.

Uma mulher, de 40 anos, foi autuada em R$ 1.180, nesta quarta-feira (24), por fazer uso de fogo em uma área de vegetação, no assentamento localizado na Fazenda Esperança, em Rosana (SP).

A autuação foi feita pela Polícia Ambiental, durante a Operação Huracan, que enfatiza a importância da manutenção adequada dos aceiros das lavouras, especialmente de cana-de-açúcar, e dos planos de prevenção contra incêndios nas margens de rodovias, ferrovias e zonas de amortecimento de unidades de conservação.

Uma equipe policial foi até o assentamento para averiguar uma ocorrência sobre uso de fogo em vegetação e, no local, constatou a queimada em uma área agropastoril de 1,18 hectares.

Conforme a polícia, a responsável pelo lote confirmou que “está preparando a área para o plantio de mandioca” e que “há alguns dias havia gradeado a vegetação, que já estava seca”.

Ainda de acordo com a mulher, uma pessoa não identificada teria ateado fogo na palha de vegetação seca no período noturno.

“Diante do constatado foi elaborado em desfavor da assentada um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 1.180,00 por fazer uso de fogo em área agropastoril sem autorização do órgão competente. Não há tipificação criminal nessa ação, somente a parte administrativa ”, concluiu ao g1.