Registro foi feito na Vila São José. O fenômeno é raro, sendo mais presente no outono e no inverno.

A formação de um halo solar no céu de Taubaté chamou a atenção na manhã desta segunda-feira (22). Na imagem, é possível ver que um círculo semelhante a um arco-íris se formou ao redor do sol.

O empresário Davi Vale contou ao g1 que fez o registro por volta das 10h, no bairro Vila São José. Encantado pelo fenômeno, ele foi buscar saber o que era e compartilhou a imagem, para que mais pessoas pudessem ver.

“Eu tirei a foto e já fui pesquisar na internet pra saber o que era. Nunca tinha visto antes”, contou.

A meteorologista Morgana Almeida, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que o fenômeno acontece quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera, ocasionando a dispersão da luz.

“O halo solar é um fotometeoro – fenômeno luminoso decorrente da refração ou reflexão da luz por cristais de gelo suspensos na atmosfera. É mais frequente de ser observado no outono e inverno”, contou.

A forma que ocorre o halo solar é semelhante ao fenômeno que forma o arco-íris. A ocorrência do fenômeno depende da distribuição dos cristais de gelo em cada localidade, por isso se caracteriza como um fenômeno local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *