Avistar 2023 reuniu mais de oito mil pessoas em três dias de evento; encontro presencial foi retomado depois do intervalo provocado pela pandemia.

Qual foi o seu maior desejo depois da retomada da rotina, pós-pandemia? Sem dúvida reencontrar os amigos e a família estavam na sua lista. Agora, já imaginou poder encontrar toda a sua turma de uma só vez? Esse foi o clima durante o Avistar 2023 (16º Encontro Brasileiro de Observação de Aves), a tradicional feira de observadores de aves que existe há quase 20 anos e que há três não podia ser realizada de maneira presencial por causa da pandemia.

O grande reencontro pôde ser realizado esse fim de semana em São Paulo e entrou para a história. Nos três dias de evento, no campus da USP, mais de 8 mil pessoas passaram pelos jardins e tenda do evento. Nos corredores a energia era uma só: a de abraços e muita conversa entre amigos de longa data, gente que só se conhecia até então pela internet, e a oportunidade de ver de perto algum “ídolo” das redes sociais.

O biólogo e ornitólogo Willian Menq literalmente parou o evento. Depois de sua palestra sobre o canal “Planeta Aves”, uma fila de crianças e adultos se formou para fotos e autógrafos. Foi a oportunidade de encontros muito especiais. Felipe Ferreira Souza, de 13 anos, começou a observar aves por causa do canal de Menq e se emocionou ao encontrar o biólogo. “Tô até tremendo”. A família de outro jovem visitante contou que o tema da festa de aniversário dele foi o canal do ornitólogo.

Cinquenta expositores trouxeram arte, projetos, vestuário e tudo o que envolve o “mundo bird”. Mais de 100 palestras revelaram pesquisas e trabalhos que têm sido realizados no campo da conservação, além de apresentarem personalidades desse universo e seus registros em fotos e vídeos fantásticos.

A equipe do Terra da Gente participou do evento com uma redação móvel do podcast “Sons da Terra”, onde dezesseis participantes da feira deram entrevistas ao vivo e garantiram um conteúdo especial para o canal.

Confira os nossos convidados no Sons da Terra, produzido diretamente do Avistar 2023:

Willian Menq
Juliana Moraes
Eduardo Franco
Marcelo Lisita
Ciro Albano
Norton Santos
Daniel e Gabriel Mello
João Marcos Rosa
Passarim da Amazônia
Rodrigo Agostinho
João Quental
Natália Allespach
Jefferson Bob
Carlos Gussoni
Pedro Develey

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *