Animais encontrados somam quase 15 kg da espécie.
Cinco peixes-papagaio foram identificados e apreendidos em um comércio de Santos, no litoral de São Paulo. A espécie Scarus trispinosus está listada como ameaçada de extinção, sendo proibida a pesca, transporte, armazenamento, beneficiamento e comércio. Os animais encontrados somam quase 15 kg da espécie.
Os peixes foram localizados durante patrulhamento ostensivo e preventivo da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima. De acordo com o órgão, equipes faziam a fiscalização ambiental de pesca em diversos comércios do município de Santos. Em um deles, a espécie foi encontrada à venda.
O flagrante caracterizou crime ambiental e resultou na elaboração de um auto de infração ambiental. A multa no valor de R$ 2.570,80 foi registrada ao proprietário do comércio e os cinco exemplares da espécie foram apreendidos. Os peixes foram destinados ao Lar Residencial Eno Gregório, em Guarujá.
Peixe-papagaio
O peixe-papagaio-azul ou budião-azul se destacam pela parte frontal e grandes lobos superiores e inferiores na barbatana caudal, o que o faz parecer sorrir enquanto nada. A espécie vive na costa brasileira, possui corpo e dentes azulados, se alimenta de algas e pequenos invertebrados e são fundamentais para a resistência e resiliência dos recifes brasileiros
Segundo a Polícia Ambiental, atualmente a espécie é listada como ‘em perigo de extinção’ na legislação vigente, pois nos últimos anos teve uma diminuição populacional. Em alguns pontos da costa brasileira, estudos indicaram declínio de 30% de sua população.