O acidente aconteceu em uma fábrica de papel e celulose da cidade na última quarta-feira (17). Segundo o sindicato, a vítima tinha 41 anos e caiu de uma altura de mais de 12 metros.
O Sindicato dos Papeleiros de Jacareí realizou, na manhã desta sexta-feira (19), um protesto por conta da morte de um trabalhador durante o expediente em uma indústria de papel e celulose da cidade na última quarta-feira (17).
O caso aconteceu no período da tarde, quando o funcionário terceirizado de 41 anos caiu de uma estrutura e sofreu uma queda de mais de 12 metros – leia mais detalhes abaixo.
A manifestação contou com a participação dos funcionários da empresa e de outras entidades do meio, como por exemplo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Sindicato dos Condutores, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, entre outros.
Além de lembrar a morte do funcionário, o sindicato da categoria aproveitou a ação para cobrar reformas nas plataformas de acesso a equipamentos por parte da empresa.
De acordo com a associação, a fábrica conta com estruturas em “evidente estado de corrosão”, o que tem causado acidentes frequentemente. Ainda segundo o sindicato, a unidade tem cerca de quatro mil funcionários.
O que diz a empresa?
Em nota enviada ao g1, a Suzano de Jacareí confirmou o protesto e disse que respeita qualquer tipo de manifestação pacífica. Além disso, a empresa informou que adota as práticas operacionais e padrões de segurança exigidos pelas autoridades competentes.
“Essas medidas incluem constantes treinamentos para garantir que os procedimentos sejam cumpridos com segurança, oferecendo aos colaboradores todos os equipamentos de proteção individual e coletiva necessários para a realização de suas atividades”, afirma o comunicado.
Relembre o caso
Um homem de 41 anos morreu após cair de uma altura de mais de 12 metros em uma indústria de papel e celulose , na tarde de quarta-feira (17), em Jacareí (SP). As informações são do sindicato da categoria.
De acordo com o Sindicato dos Papeleiros de Jacareí e região, o acidente aconteceu por volta das 16h e a vítima era contratada de uma empresa terceirizada da fábrica, que fica na avenida Senador Joaquim Miguel Martins de Siqueira.
Ainda segundo a associação, essa é a segunda ocorrência grave que acontece no local em pouco dias, já que há menos de um mês uma outra queda foi registrada.
“Não vamos descansar até que o fato seja devidamente apurado. A justiça precisa ser feita, embora nada devolva a vida do companheiro”, diz um comunicado divulgado pelo sindicato.
Empresa lamenta
A Suzano de Jacareí (SP) enviou uma nota ao g1 lamentando o acidente que resultou na morte do trabalhador da empresa terceirizada que presta serviços na Unidade de Jacareí e se solidarizando com os familiares e amigos da vítima.
Além disso, a empresa disse que está à disposição das autoridades locais para auxiliar na investigação das causas do acidente.
Já a RSB Maintenance Facilities informou que lamenta profundamente o acidente ocorrido nas instalações da empresa Suzano S.A. A empresa disse que se solidariza com os familiares e amigos, e está oferecendo todo o suporte necessário nesse momento de imensa dor.
A empresa informou que mantém rígidos padrões de segurança no trabalho e está colaborando com as autoridades para esclarecer os fatos. Ainda segundo a empresa, Leandro sempre será lembrado por sua alegria, sua disposição em ajudar e pela sua dedicação ao seu trabalho e à sua família.