No final do mês de abril, o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito enviou um ofício à CET com o pedido de estudos para alargamento das ciclofaixas. Nas redes sociais, ciclistas dizem que a diminuição aconteceu após recapeamento da via.

O tamanho de uma ciclofaixa na Avenida Rebouças, na Zona Oeste de São Paulo, revoltou ciclistas da capital. Um registro da TV Globo mostra que as bicicletas ficam no limite do espaço entre o meio-fio e os veículos.

“Ciclofaixa padrão prefeito Ricardo Nunes vira ciclolinha na Avenida Rebouças. Quanta falta de vergonha! A incompetência dessa gestão é demais de revoltante”, apontou a cicloativista Renata Falzoni.
“Prefeitura de SP reduz o tamanho da ciclofaixa da Av. Rebouças, que já era estreita, e inova ainda mais criando uma linha pra pedalar sobre ela. É a vida dos ciclistas pedalando na corda bamba de sombrinha”, criticou Daniel Guth, pesquisador em políticas de mobilidade urbana e diretor-executivo da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas.

Nas redes sociais, os ciclistas dizem que o tamanho foi reduzido após recapeamento do asfalto da via.

Em nota, a prefeitura da capital disse que as dimensões atuais da sinalização são as mesmas existentes no local antes do processo de recapeamento. (leia íntegra abaixo)

De acordo com a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET):

A sinalização da ciclofaixa na Avenida Rebouças está em processo de implantação;
Será feita uma vistoria na sinalização do trecho;
Após a vistoria, se não houver erro de tamanho, serão implantados os tachões, popularmente conhecidos como tartarugas.
Secretário pediu para alargar ciclofaixaw no mês passado
No final do mês de abril, o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito da capital, Ricardo Teixeira, enviou um ofício ao presidente da CET com o pedido de estudos para que as ciclofaixas sejam alargadas:

“Solicito, considerando o extenso recapeamento que a Prefeitura vem realizando nas ruas e avenidas da Cidade de São Paulo; considerando inúmeros pedidos de ciclistas que entendem que muitas das ciclofaixas poderiam ter suas larguras aumentadas e, considerando nossa preocupação em aumentar o conforto e segurança de nós, ciclistas e usuários das estruturas cicloviárias da Cidade, realizar estudos para o aumento da largura das ciclofaixas onde seja possível”.

O que diz a Prefeitura de SP
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), esclarece que não há alterações no projeto original de implantação da ciclofaixa da Av. Rebouças. As dimensões atuais da sinalização são as mesmas existentes no local antes do processo de recapeamento. Uma equipe fará vistoria em toda a extensão da ciclofaixa, em ambos os sentidos, para assegurar que a execução da pintura horizontal respeitou o projeto em todos os trechos da ciclofaixa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *