Grupo foi flagrado tentando cortar cabos no pátio de Presidente Altino, em Osasco, na Grande São Paulo. No fim de semana, foram registrados problemas na linha, após cabos de fibra óptica serem rompidos no mesmo local.

A Polícia prendeu na manhã desta segunda-feira (10) três suspeitos de envolvimento em um novo ato de vandalismo na linha 9- Esmeralda.

Segundo a ViaMobilidade, durante a madrugada, agentes de segurança que trabalham na linha, flagraram três pessoas com ferramentas específicas para corte e uma corda no pátio de Presidente Altino, em Osasco. Não houve furto.

A Policia Militar foi acionada e todos foram encaminhados ao 5º Distrito Policial de Osasco. Durante o fim de semana, foram registrados problemas na linha 9, após cabos de fibra óptica serem rompidos no mesmo local.

Ainda de acordo com a concessionária, esta foi a quinta ação de vândalos na linha 9 em menos de três dias. Desta vez, os suspeitos tamparam a caixa de fios com o concreto após o corte, o que dificultou a identificação dos pontos violados.

“O ato tem como impacto a queda da sinalização entre sete estações, de Jurubatuba a Berrini, o que afeta a visualização, supervisão e controle das operações. A equipe de manutenção da ViaMobilidade tem trabalhado desde a madrugada de domingo para identificar o ponto e restabelecer a sinalização o mais rápido possível”, informou a concessionária em nota.

Atos frequentes de vandalismo
Em nota, a ViaMobilidade relatou vem sofrendo atos frequentes de vandalismo na linha 9 e todas essas ocorrências com as mesmas características. Por isso, a empresa apontou entender que se trata de “ação deliberada”.

Segue a lista de cronologia dos atos de vandalismo na linha 9-Esmeralda, segundo a concessionária:

04/04: corte de fibra próximo da Estação Mendes;
07/04: corte de fibra em Engenheiro Cardoso;
07/04: corte de fibra próximo ao Pátio Presidente Altino;
08/04: oito cabos foram intencionalmente rompidos também em Presidente Altino, próximo ao pátio da Estação.
09/04: corte de fibra próximo à Estação de Presidente Altino.
10/04 – Interceptação de três pessoas com ferramentas de corte no pátio de Presidente Altino
A concessionária informou que pediu apoio da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Parcerias e Investimentos.

Em nota, a SSP informou que “as forças policiais de Osasco se reuniram com representantes da ViaMobilidade no último dia 4 para estruturar ações para o combate aos crimes patrimoniais, incluindo roubo, furto e receptação de fios e cabos elétricos.”

Ainda de acordo com a SSP, a Polícia Civil está em contato com os representantes da empresa de transportes para apurar o dano em cabos de fibra óptica ocorrido do último sábado (8), em uma estação em Osasco.

Furtos de cabos em linhas de trem
De acordo com levantamento da TV Globo, até o momento, foram registradas ao menos 12 ocorrências de tentativas ou furtos de cabos nas linhas de trens da Capital e Grande São Paulo em 2023. Todos eles ocorreram em linhas da CPTM e da ViaMobilidade.

Nos últimos dias, foram seis ocorrências, sendo cinco na linha Esmeralda e uma na Diamante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *