Nas regiões Sudeste e Sul, mínimas podem variar entre 15°C a 24°C até o começo de abril. Já Serra Gaúcha e Santa Catarinense podem ter termômetros marcando menos que 12ºC nos próximos dias. Nas demais áreas do Brasil, o calor predomina.

 

Termômetro marca 17ºC na Avenida Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo (SP) em foto de 2015.

O outono começou oficialmente no último dia 20 para a maior parte do território brasileiro, mas só agora, em algumas regiões, a estação de transição entre o verão e o inverno está dando as suas caras, trazendo manhãs mais geladas em partes do Sul e Sudeste.

Consulte aqui a previsão do tempo para sua cidade
Por causa de um sistema de alta pressão que está estacionado no Sul e duas frente frias (uma que já está se deslocando para longe do Sudeste e outra que deverá avançar sobre o Sul a partir do dia 30), temperaturas mais amenas poderão ser registradas em grande parte do país ao longo desta semana e da próxima:

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Climatempo, a previsão indica:

Temperaturas mínimas nas regiões Sudeste e Sul que podem variar de 15°C a 24°C até o dia 12 de abril, podendo cair até mesmo abaixo de 12°C nas áreas da Serra Gaúcha e de Santa Catarina;
E mínimas entre 22 e 26°C na maior parte do Norte, Nordeste e partes do Centro-Oeste durante essas duas semanas.
Apesar dessas temperaturas mais baixas, a previsão também aponta para termômetros com máximas maiores que 26°C em grande parte do Brasil. Como é típico da estação, esse começo do outono deve marcar a chegada do efeito “cebola”, com manhãs mais geladas e tardes mais quentes, principalmente em estados do Centro-Sul.

Segundo a Climatempo, a temperatura em São Paulo, por exemplo, nesta terça-feira (28) já terá uma elevação durante a tarde e voltará a ficar mais quente na quarta-feira (30), próximo dos 30ºC.

Até os próximos dias, pelo país, são previstas temperaturas máximas:

que podem ultrapassar 30°C em áreas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, além de áreas do Rio Grande do Sul e Paraná.
Nas demais áreas do Brasil, os termômetros podem ficar entre 26°C e 30°C, ou inferiores a 22°C em áreas da Bahia, sudeste de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, além dos estados de Santa Catarina e Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *