Não é preciso ser especialista e amantes de carros para saber que a BMW é uma marca muito bem estabelecida na indústria automobilística, sendo, possivelmente, a mais famosa fabricante alemã quando o assunto é carros luxuosos. Para o empresário Pablo Borges – que já teve diversos veículos da montadora – a BMW é símbolo de carros de alto desempenho com o plus da sofisticação na aparência e o conforto na hora de dirigir.

Entretanto, o que diferencia a marca premium alemã de muitas outras marcas de carros de luxo, consiste no fato de que a BMW não apenas foca no mercado mais sofisticado, como busca fabricar um ampla gama de veículos, onde alguns são voltados para um mercado relativamente mais ‘acessível’.

No entanto, embora muitos conheçam a montadora de luxo, nem todos sabem detalhes mais específicos sobre a alemã e os veículos que ela criou ao longo dos anos. Com isto em mente, Pablo Borges listou alguns fatos interessantes que provavelmente você não conheça sobre a BMW. Confira!

  • A empresa foi fundada em 1916.

Fundada por Franz Joseph Popp, Karl Rapp e Camillo Castigliono a empresa com sede em Munique, na Alemanha de 1916, a princípio era chamada de Bayerische Motoren Werke, que mais tarde foi encurtada para BMW.

“De fato, este foi um movimento muito sensato, já que o nome original era difícil de ser pronunciado por aqueles que não eram alemães” comentou Pablo Borges.

  • Fabricante de motores para aeronaves.

Embora seja conhecida atualmente por fabricar carros, este não era o objetivo inicial da empresa. “Na verdade, a BMW nasceu focada em produzir motores para aviões o que faz sentido já que a empresa foi fundada quando acontecia a Primeira Guerra Mundial” comentou o empresário brasileiro Pablo Borges sobre uma época onde a demanda por motores era grande.

  • Tratado de Versalhes e a BMW.

Por mais inusitado que pareça, o Tratado de Versalhes foi o grande responsável pelo inicio da fabricação de carros da BMW.É importante destacar, que após a guerra os termos da Tratado proibiram as empresas alemãs de produzirem tantos aviões de guerra, o que forçou a montadora a empecializar-se em outros produtos.

O empresário Pablo Borges afirma que a principio a BMW mudou o foco para motocicletas antes de produzir carros em 1929.

  • O primeiro carro.

Desde sua fundação, a BMW chegou a produzir muitos modelos de carros diferentes, entretanto, tudo começou com o simples veículo “Dixi”. O empresário Pablo Borges comenta que quando a montadora alemã mudou seu foco, ela também comprou a Automobilwerk Eisenach em 1928, o que deu à empresa o direito de construir o Dixi, que era um projeto em desenvolvimento da marca adquirida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here